quinta-feira, 19 de julho de 2012

Webquest

Segundo a página do MEC, o conceito de Webquest foi criado em 1995 por Bernie Dodge, professor estadual da Califórnia (EUA) tendo como proposta metodológica o uso da Internet de forma criativa. A Webquest é uma atividade investigativa onde as informações com as quais os alunos interagem provêm da internet.
Um professor, ou grupo de professores, pensa em uma situação problema que deverá ser resolvida pelos alunos. O professor indica as fontes ou ferramentas que poderão ser utilizadas, como a informação deverá ser organizada (livro, vídeos, etc), como serão avaliados, objetivos, fontes, etc.
Existem programas na internet que auxiliam na elaboração de uma webquest que é constituída de:
- Introdução - Determina a atividade.
- Tarefa - Informa o software e o produto a serem utilizados.
- Processo - Define a forma na qual a informação deverá ser organizada (livro, vídeos etc).
- Fonte de informação - Sugere os recursos: endereços de sites, páginas da Web.
- Avaliação - Esclarece como o aluno será avaliado.
- Conclusão - Resume os assuntos explorados na Webquest e os objetivos supostamente atingidos.
- Créditos - Informa as fontes de onde são retiradas as informações para montar a webquest, quando página da Web coloca-se o link, quando material físico coloca-se a referência bibliográfica. É também o espaço de agradecimento às pessoas ou instituições que tenham colaborado na elaboração.
Este tipo de atividade favorece a aprendizagem cooperativa e desenvolve a autonomia dos alunos em aprender.
Uma vez vi uma competição nacional em que grupos de 4 ou 5 alunos deveriam cumprir tarefas (que consistiam em resolver problemas através de pesquisa) e com isso ganhavam pontos. Quase todas as fases da competição eram realizadas através da internet, orientadas por um professor. Foi uma ótima experiência para os alunos que participaram. Ao pesquisar sobre um determinado tema, os alunos aprendem de maneira mais divertida e cooperativa.
Esse tipo de atividade estimula não só os alunos que realizarão investigações para solucionar problemas, mas também a criatividade dos professores que preparam a webquest.

Nenhum comentário:

Postar um comentário