quinta-feira, 19 de julho de 2012

Reflexões iniciais – Tecnologia na Sociedade, na Vida e na Escola

Hoje a escola não é mais a única fonte da verdade. Outro dia estávamos discutindo em aula sobre a alimentação dos animais e um aluno não acreditou quando eu disse que o macaco também come carne. A aula continuou e pouco tempo depois este aluno disse: é verdade, aqui diz que macaco come carne, mostrando a pesquisa que ele fez no celular.
Isso pode ser positivo, pois permite que tenham acesso a uma quantidade maior de informações. No entanto, nem sempre uma quantidade maior de informações é sinônimo de mais conhecimento.
Um dos meus alunos é um gênio em jogos e sabe tudo que está acontecendo no mundo das novas tecnologias. Mas não sabe me dizer quem é a presidente do Brasil ou que uma catástrofe atingiu um determinado país. Não consegue perceber, por exemplo, que a crise em um determinado país pode afetar o preço do jogo que ele quer comprar.
Muitos alunos já nasceram com acesso à internet, com perfis em redes sociais e acesso a todo tipo de informação, mas não são capazes de utilizar estas ferramentas para formarem a sua própria opinião, ou para utilizá-las na construção de conhecimento. Estão acostumados a navegar por diversas páginas, ouvindo música, baixando um vídeo e conversando em chats, tudo ao mesmo tempo, e perdem o interesse quando precisam se concentrar em apenas uma coisa durante as aulas.
Hoje os alunos aprendem de maneira diferente fora da escola, e acredito ser muito produtivo quando trazemos esse novo jeito de aprender para a aula, tornando-a mais atrativa. Também acredito ser papel da escola preparar o aluno para buscar e selecionar as informações disponíveis nos meios de comunicação atuais, e transformar estas informações em conhecimento.

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