Equipe:
E.E. NÚCLEO
HABITACIONAL “JOSÉ PAULINO NOGUEIRA”
Classes: 8º ano A e
B
Responsáveis: Professoras
Juliana (Geografia), Priscila (Ciências), Diana (Língua Portuguesa) e Rose
(História) e Coordenadora Pedagógica Sônia.
Data da elaboração: Abril /2012
Duração: 4 meses
Início previsto para: Abril/2012
Apresentação:
O projeto propõe a
realização de coleta de pilhas e baterias na Escola “E.E. Núcleo Habitacional
“José Paulino Nogueira”, com atividades informativas e educativas executadas
pelos alunos.
Ao término do projeto será
elaborada uma mostra de todos os trabalhos desenvolvidos pelos alunos durante o
período de realização do projeto.
Justificativa:
Constata-se
na vida contemporânea o uso de inúmeros aparelhos e máquinas movidos à energia
de pilhas e baterias, cuja vida útil é limitada e por isso são descartáveis,
como por exemplo celulares, lanternas, rádios, computadores, controles remotos,
telefones, câmeras digitais, brinquedos etc.
Segundo
o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) cerca de 1% do lixo urbano é
constituído por resíduos sólidos urbanos contendo elementos tóxicos. Esses
resíduos são provenientes de lâmpadas fluorescentes, termômetros, latas de
inseticidas, pilhas, baterias, latas de tinta, entre outros produtos que a
população joga no lixo, pois não sabe que se trata de resíduos perigosos
contendo metais pesados ou elementos tóxicos ou não tem alternativa para
descartar esses resíduos.
As
pilhas e baterias apresentam em sua composição metais considerados perigosos à
saúde humana e ao meio ambiente como mercúrio, chumbo, cobre, zinco, cádmio,
manganês, níquel e lítio. Dentre esses metais os que apresentam maior risco à
saúde são o chumbo, o mercúrio e o cádmio, causando doenças estomacais, anemias
e alterações cerebrais que podem levar a morte.
O planeta descarta cerca de 50
milhões de toneladas de resíduos tecnológicos por ano. Segundo dados da empresa
NOKIA somente 2% dos brasileiros destinam seus aparelhos celulares para
reciclagem. Segundo a Abinee – Associação Brasileira da Indústria Elétrica e
Eletrônica 1,2 bilhão de pilhas e baterias de celular são comercializadas no
Brasil.
Seres humanos, vida animal
e vegetal sofrem com a contaminação das pilhas e baterias descartadas inadequadamente.
Chamamos a atenção para os catadores, que sobrevivem da venda de materiais
coletados no lixo e entram em contato com estes elementos químicos
constantemente sem nenhuma proteção, chamamos a atenção para os animais que
bebem águas contaminadas e as plantas que são os alimentos ingeridos pelo
humano irrigadas com as águas provenientes de lençóis freáticos também
contaminados.
Conforme exposto acima a
problemática é grave, assim o projeto pretende informar e sensibilizar os alunos
e comunidade escolar através de orientações, pesquisas e outras atividades, a
fim de que, sensibilizados e conscientizados sobre a seriedade do descarte
inadequado sigam essas orientações e influenciem as pessoas que vivem ao seu
redor.
Objetivo
Geral:
Realizar coleta de pilhas e baterias na Escola “E.E.
Núcleo Habitacional “José Paulino Nogueira”, para assim contribuir com a saúde,
equilíbrio e não poluição do meio ambiente onde vivemos.
Objetivos
específicos:
·
Planejar o projeto
de forma interdisciplinar envolvendo a comunidade escolar: direção,
professores, alunos e demais funcionários, para que todos se sensibilizem e se
envolvam com a coleta de pilhas e baterias;
·
Fornecer à
comunidade escolar orientações sobre a gravidade do descarte inadequado de
pilhas e baterias a fim de que informados e sensibilizados realizem reflexões
sobre esta problemática com a comunidade;
·
Organizar na
escola uma mostra de aparelhos eletrônicos movidos a pilhas e baterias com a
finalidade de chamar atenção para a quantidade de equipamentos que necessitam
destes materiais para seu funcionamento. Esta mostra poderá ser realizada com
elementos reais ou através de um painel de gravuras e deverá ser visitada por
toda a comunidade escolar;
·
Realizar uma
visita a uma empresa para que os alunos visualizem a logística de descarte e
reciclagem como parte do processo industrial
·
Instalar um coletor
de pilhas e baterias na escola em local de livre acesso para os alunos
devidamente resguardado do sol e da água. (pilhas e baterias sofrem com a ação
destes elementos naturais e vazam os componentes químicos);
·
Planejar,
realizar, tabular em formulário eletrônico e analisar dados de uma pesquisa
junto aos alunos do período da manhã a respeito do consumo e descarte de materiais
movidos a pilhas e baterias.
·
Possibilitar aos
alunos a experiência de comunicar e expor sua opinião para um público acerca de
um tema que considerem importante para o desenvolvimento da comunidade.
Atividades
e estratégias
1º Etapa: VER - (alunos do 8º A e B)
Vídeo e aula teórica com data-show para
sensibilização sobre o problema (os alunos seguirão a um roteiro de análise do
vídeo e responderão um questionário acerca do tema apresentado).
Divisão dos grupos de trabalho.
Elaboração das questões para entrevistas.
Realização das entrevistas
Tabulação dos resultados em formulário eletrônico
2º Etapa: JULGAR - (alunos do 8º A e B)
Pesquisar sobre a problemática e analisar resultados
das entrevistas (questionário de discussão)
3º Etapa: AGIR - (alunos do 8º A e B que demonstrarem interesse em participar desta
etapa)
Construção de um boneco para divulgação.
Construção de uma maquete.
Elaboração de cartazes.
Divulgação do projeto à comunidade escolar.
Acompanhamento
e avaliação
- roteiro do filme, questionário de discussão (todos os
alunos)
- participação na pesquisa (todos os alunos)
- produção do material e divulgação (somente os
interessados).
Disseminação
dos resultados: passagem nas salas
de aula, cartazes, coletor, maquete, divulgação pelos alunos.