segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Projeto de coleta de pilhas e baterias


Equipe:
           
E.E. NÚCLEO HABITACIONAL “JOSÉ PAULINO NOGUEIRA”
Classes: 8º ano A e B
Responsáveis: Professoras Juliana (Geografia), Priscila (Ciências), Diana (Língua Portuguesa) e Rose (História) e Coordenadora Pedagógica Sônia.
Data da elaboração: Abril /2012
Duração: 4 meses
Início previsto para: Abril/2012

Apresentação:

O projeto propõe a realização de coleta de pilhas e baterias na Escola “E.E. Núcleo Habitacional “José Paulino Nogueira”, com atividades informativas e educativas executadas pelos alunos.
Ao término do projeto será elaborada uma mostra de todos os trabalhos desenvolvidos pelos alunos durante o período de realização do projeto.

Justificativa:

Constata-se na vida contemporânea o uso de inúmeros aparelhos e máquinas movidos à energia de pilhas e baterias, cuja vida útil é limitada e por isso são descartáveis, como por exemplo celulares, lanternas, rádios, computadores, controles remotos, telefones, câmeras digitais, brinquedos etc.
Segundo o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) cerca de 1% do lixo urbano é constituído por resíduos sólidos urbanos contendo elementos tóxicos. Esses resíduos são provenientes de lâmpadas fluorescentes, termômetros, latas de inseticidas, pilhas, baterias, latas de tinta, entre outros produtos que a população joga no lixo, pois não sabe que se trata de resíduos perigosos contendo metais pesados ou elementos tóxicos ou não tem alternativa para descartar esses resíduos.
As pilhas e baterias apresentam em sua composição metais considerados perigosos à saúde humana e ao meio ambiente como mercúrio, chumbo, cobre, zinco, cádmio, manganês, níquel e lítio. Dentre esses metais os que apresentam maior risco à saúde são o chumbo, o mercúrio e o cádmio, causando doenças estomacais, anemias e alterações cerebrais que podem levar a morte.
            O planeta descarta cerca de 50 milhões de toneladas de resíduos tecnológicos por ano. Segundo dados da empresa NOKIA somente 2% dos brasileiros destinam seus aparelhos celulares para reciclagem. Segundo a Abinee – Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica 1,2 bilhão de pilhas e baterias de celular são comercializadas no Brasil.
Seres humanos, vida animal e vegetal sofrem com a contaminação das pilhas e baterias descartadas inadequadamente. Chamamos a atenção para os catadores, que sobrevivem da venda de materiais coletados no lixo e entram em contato com estes elementos químicos constantemente sem nenhuma proteção, chamamos a atenção para os animais que bebem águas contaminadas e as plantas que são os alimentos ingeridos pelo humano irrigadas com as águas provenientes de lençóis freáticos também contaminados.         
Conforme exposto acima a problemática é grave, assim o projeto pretende informar e sensibilizar os alunos e comunidade escolar através de orientações, pesquisas e outras atividades, a fim de que, sensibilizados e conscientizados sobre a seriedade do descarte inadequado sigam essas orientações e influenciem as pessoas que vivem ao seu redor.

Objetivo Geral:

Realizar coleta de pilhas e baterias na Escola “E.E. Núcleo Habitacional “José Paulino Nogueira”, para assim contribuir com a saúde, equilíbrio e não poluição do meio ambiente onde vivemos.

Objetivos específicos:

·        Planejar o projeto de forma interdisciplinar envolvendo a comunidade escolar: direção, professores, alunos e demais funcionários, para que todos se sensibilizem e se envolvam com a coleta de pilhas e baterias;
·        Fornecer à comunidade escolar orientações sobre a gravidade do descarte inadequado de pilhas e baterias a fim de que informados e sensibilizados realizem reflexões sobre esta problemática com a comunidade;

·        Organizar na escola uma mostra de aparelhos eletrônicos movidos a pilhas e baterias com a finalidade de chamar atenção para a quantidade de equipamentos que necessitam destes materiais para seu funcionamento. Esta mostra poderá ser realizada com elementos reais ou através de um painel de gravuras e deverá ser visitada por toda a comunidade escolar;

·        Realizar uma visita a uma empresa para que os alunos visualizem a logística de descarte e reciclagem como parte do processo industrial

·        Instalar um coletor de pilhas e baterias na escola em local de livre acesso para os alunos devidamente resguardado do sol e da água. (pilhas e baterias sofrem com a ação destes elementos naturais e vazam os componentes químicos);

·        Planejar, realizar, tabular em formulário eletrônico e analisar dados de uma pesquisa junto aos alunos do período da manhã a respeito do consumo e descarte de materiais movidos a pilhas e baterias.

·        Possibilitar aos alunos a experiência de comunicar e expor sua opinião para um público acerca de um tema que considerem importante para o desenvolvimento da comunidade.


Atividades e estratégias

1º Etapa: VER - (alunos do 8º A e B)
Vídeo e aula teórica com data-show para sensibilização sobre o problema (os alunos seguirão a um roteiro de análise do vídeo e responderão um questionário acerca do tema apresentado).
Divisão dos grupos de trabalho.
Elaboração das questões para entrevistas.
Realização das entrevistas
Tabulação dos resultados em formulário eletrônico

2º Etapa: JULGAR - (alunos do 8º A e B)
Pesquisar sobre a problemática e analisar resultados das entrevistas (questionário de discussão)

3º Etapa: AGIR - (alunos do 8º A e B que demonstrarem interesse em participar desta etapa)
Construção de um boneco para divulgação.
Construção de uma maquete.
Elaboração de cartazes.
Divulgação do projeto à comunidade escolar.

Acompanhamento e avaliação
- roteiro do filme, questionário de discussão (todos os alunos)
- participação na pesquisa (todos os alunos)
- produção do material e divulgação (somente os interessados).

Disseminação dos resultados: passagem nas salas de aula, cartazes, coletor, maquete, divulgação pelos alunos.

Apoio institucional: Contemar Ambiental